Voltar

Informativo Diário

01/03/2019

SOJA TEM DIA DE PREÇOS MISTOS E MERCADO CALMO

Na quinta-feira, o mercado interno de soja permaneceu em ritmo lento nas diferentes praças de negociação do país. Diante da alta do dólar e do recuo de Chicago, as cotações tiveram oscilações mistas no mercado doméstico. Sem uma melhora consistente nos preços, os negócios permanecem escassos e as atenções permanecem voltadas á colheita da oleaginosa.

RS: as cotações ficaram de estáveis a mais baixas no estado e os negócios permanecem escassos.

PR: mercado permanece lento e os preços tiveram alta.


CHICAGO (CME/CBOT) Na Chicago Board of Trade (CME/CBOT), os contratos futuros do complexo soja fecharam em queda no grão e no farelo, e em alta no óleo nesta quinta-feira. Nas posições spot, perdas de 0,66% no grão e de 0,88% no farelo, e ganhos de 0,53% no óleo.

• Apesar das boas exportações semanais americanas, o mercado ainda se mostra reticente em torno de um acordo comercial mais amplo entre Estados Unidos e China.

• Os investidores prestam atenção nos desdobramentos das negociações comerciais entre os dois países. Ontem, o representante comercial norte-americano, Robert Lighthizer, disse que muito "ainda precisa ser feito" antes de os dois países chegarem a um acordo.

• Os comentários de Lighthizer de que a China deveria fazer mais do que simplesmente comprar produtos dos Estados Unidos sugerem que a distância entre os dois lados ainda é grande.

• Nem mesmo as fortes exportações semanais norte-americanas, bem acima do esperado por analistas, limitaram as perdas. Apesar da China ter adquirido cerca de 1,8 milhão de toneladas na semana encerada em 21 de fevereiro, o volume representa apenas uma fração das 10 milhões de toneladas prometidas ser importadas pelo governo chinês.

• As exportações líquidas norte-americanas de soja, referentes à temporada 2018/19, com início em 1 de outubro, ficaram em 2.196.000 toneladas na semana encerrada em 21 de fevereiro. O maior comprador foi o China, com 1.815.700 toneladas. Para a temporada 2019/20, foram mais 200 toneladas. As informações foram divulgadas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).


CHINA O secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, disse que os Estados Unidos estão mais perto de firmar um acordo comercial mais amplo com a China, indicando que as negociações entre as duas maiores economias do mundo estão evoluindo. "O acordo não está concluído ainda, mas fizemos muitos progressos", disse Mnuchin em entrevista para a rede CNBC. "Ainda há trabalho a fazer, mas acredito que podemos avançar ainda mais no mês", acrescentou.


CÂMBIO O dólar fechou em alta de 0,61% no mercado à vista, cotado a R$ 3,7540 para venda, em dia de forte volatilidade com a formação da taxa Ptax de fim de mês, em que prevaleceu "a vitória dos vendidos", influenciado pelo exterior mais negativo e pelo movimento de proteção que prevaleceu na segunda parte dos negócios às vésperas do feriado prolongado de Carnaval no mercado doméstico.


Fonte: CMA Group - Safras & Mercado.





Rod. BR 373 - km 400 | Candói - PR | Brasil - CEP: 85.140-000
© 2024 | Todos os Direitos Reservados. Ultramax